Publicado em 08/08/2012 00:53, no canal Porta dos Fundos
Esse vídeo é uma esquete do programa PORTA DOS FUNDOS. Inscreva-se no nosso canal pra ver novos vídeos todas as segundas, quintas e sábados ás 11h.
Duração: 3 minutos e 24 segundo
Audiodescrição Mirian Carvalho
Voz Mirian Carvalho
Revisão Andrea Lyra
A Sinal Music espera pelo seu contato: sinalproducao@gmail.com
Solicite um orçamento pelo telefone: (61) 99688-4664
Nosso endereço: Asa Norte - Quadra 706 bloco Q 21 - Brasília/DF
Marcus Lyra
Técnico de som, produtor e músico.
Nascido em Brasília, Distrito Federal, Marcus Lyra iniciou a carreira musical aos 15 anos como instrumentista. Estudou guitarra na Escola de Música e foi ensinado pelos mestres Genil de Castro, Marcelo Ramos, Ricardo Batista e Marcel Carvalho.
Em 1998, por meio de um convite, começou a trabalhar como técnico de som no estúdio HI FI, no DF. Na oportunidade, aperfeiçoou seus conhecimentos em técnica de gravação. A paixão e a curiosidade pela tecnologia de equipamentos de som o tornaram autodidata na profissão.
O alto nível de conhecimento na área permitiu que Marcus Lyra trabalhasse com renomados músicos e bandas de Brasília como o Corindó, Celso Salim, Cadabra, Choro de Calango, Gramofocas, Roca Cola, A Caixa, Capitão do Cerrado, Linha Direta e Tribalwê.
Em 2003, saiu do DF em busca de novas experiências. Durante dois anos, morou em São Paulo, onde trabalhou com áudio no SESC e no Estúdio Minimax.
Em seguida, partiu para os Estados Unidos, instalando-se na cidade de Berkeley, na Califórnia. Lá, realizou gravações no estúdio Persa até 2007, quando retornou a sua cidade natal.
Por cinco anos, de 2009 a 2014, foi técnico de P.A. da cantora Ellen Oléria, realizando turnês pelo país. Nesse período, teve a experiência de fazer o som da cantora em apresentação no Reveillón do Rio de Janeiro, diante de um público de milhares de pessoas.
Além dela, Marcus Lyra também foi técnico de P.A. das bandas Corindó, Black Brasil, Capitão do Cerrado, Funk’n Jazz, Rachando o Bico Big Band, Sentupé, Soul What, entre outras.
Atualmente, possui seu próprio estúdio em Brasília, na 706 Norte. O Sinal Music, fundado em 2013, é palco de projetos independentes como o Sinal Convida, o qual recebe bandas da capital para pocket show e entrevista quinzenalmente aos domingos, e o Audiodescrição para cegos e deficientes visuais.
No Sinal Music, Marcus dá continuidade ao seu trabalho de gravação, produção e mixagem. Ao longo de sua carreira, alcançou o domínio dos softwares Pro Tools, Nuendo, Cubase, Vegas, Reason e Sound Forge.